domingo, 3 de abril de 2011

Resumo do trabalho sobre Inclusão Social e a Contabilidade- OTC



A Inclusão Social é um processo para a construção de um novo tipo de sociedade, através de transformações, pequenas ou grandes, nos ambientes físicos (espaços internos ou externos) e na mentalidade de todas as pessoas, portanto também do próprio portador de necessidades especiais.
A Inclusão Social orientou a elaboração de políticas e leis na criação de programas e serviços voltados ao atendimento das necessidades especiais de deficientes nos últimos cinqüenta anos. Este parâmetro consiste em criar mecanismos que adaptam os deficientes aos sistemas sociais comuns e, em caso de incapacidade por parte de alguns deles, criar-lhes sistemas especiais em que possa participar ou “tentar” acompanhar o ritmo dos que não possuem deficiência especifica.
Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema meritocrático em que vivemos.
Desta forma é proposto o paradigma da inclusão social. Este consiste em tornar toda a sociedade um lugar viável para a convivência entre pessoas de todos os tipos e inteligências na realização de seus direitos, necessidades e potencialidades.
Por este motivo, os inclusivistas (adeptos e defensores do processo de inclusão social) trabalham para mudar a sociedade, a estrutura dos seus sistemas sociais comuns e atitudes em todos os aspectos.

Um comentário: